domingo, 21 de agosto de 2011

Parece que foi ontem.

Quem me conhece sabe que a minha gravidez foi dos momentos mais complicados da minha vida. Não foi fácil, passei por muito, mas fui muito, muito feliz. E se pudesse recomeçava tudo outra vez. Mas ainda é cedo, é cedo para o corpo (que foi quem sofreu mais) e cedo para a carteira. Espero com o tempo ir aqui recordando os bons (e menos bons) momentos passados naquelas 34 semanas.

Lembro-me como se fosse ontem. Estávamos em Maio de 2009.

No fim de Março tinhamos feito uma escapadela de 4 dias para o Alentejo e esqueci-me da pilula em casa. Pensei comprar outra caixa, mas depois... Já tomo isto à quase 10 anos, não deve ser por 4 dias... e depois, o que de pior pode acontecer? Decidimos arriscar, risco calculado pensei.  No final do mês a M. apareceu normalmente.

Comecei um nova caixa, fomos vivendo a nossa vida... Como disse estávamos em Maio de 2009... E a M. insistia em não aparecer.

Como tomava a pilula um atraso de 3 dias é uma eternidade! Comecei a acreditar que estava grávida. Mas tinha de fazer o teste. Era quinta-feira e antes de vir para casa parei na Farmácia. Tinha trabalhado até tarde e tive de ir à Farmácia de Serviço. Quando chegou a minha vez senti-me como uma adolescente com medo de estar grávida.  Cheguei a casa, li as instruções e fui para a casa de banho. Abri o teste e... não consegui urinar. Estava tão nervosa que apesar de ter vontade... nada acontecia.

O B. também estava nervoso, não parava de andar à minha volta e a ansiedade aumentou! Gritamos um com o outro e fui-me deitar. Claro que dormir nem pensar... Só me lembro-me de ouvir dizer: "Se bem te conheço amanhã ainda vamos parar às urgências porque não consegues fazer nada." Fiquei mesmo furiosa. Por um lado queria tanto estar grávida, por outro pensava ser impossível, pensava o que seria da nossa vida, como mudariam as coisas... Passadas 2 horas voltei à casa de banho, sozinha, sem dizer nada e fiz o teste. Depois chamei o B. Ficou os 5 minutos com o teste na mão. A dizer que estivesse positivo não tínhamos de nos preocupar, que não havia altura certa, que ia correr tudo bem.

A cor mudou, levemente. Deu positivo. Achei que o teste estava estragado por ter estado tanto tempo aberto. Contei ao B, disse-lhe que achava que era impossível. Fiquei de tentar marcar uma consulta para o dia seguinte de forma a no sábado fazer o Beta HCG e ter a certeza.

Grande azar... a médica assistente estava de férias. Liguei para todas as Clínicas com Ginecologista em Lisboa e na Margem sul. Consegui uma consulta para essa tarde na Costa da Caparica, com o Dr Ebraim Costa.

No dia 08 de Maio às 19:30 vi o R. pela 1ª vez e apaixonei-me pelo saquinho que estava na minha barriga. Quando marquei a consulta queria apenas a requisição para fazer as analises mas no consultório havia um ecógrafo e a certeza foi logo dada. Estava grávida.

Mas o médico não foi nada positivo. Explicou que estava apenas de cerca de 6 semanas e era muito comum estes saquinhos não se tornarem viáveis. Que era comum não chegarem a desenvolver-se. Que assim fosse era pelo melhor. Que simpátco pensei...

Lembro-me como se fosse ontem. A partir desse momento o R. tornou-se real para nós. Eu e o B. jantamos lá na Costa e fizemos planos, imaginamos como seria. Ficamos tão felizes... A nossa vida deixou de fazer sentido, de existir sem aquele feijãozinho.

E felizmente correu tudo bem e tenho a pestinha aqui a trepar para cima do sofá para vir fazer um miminho à mãmã. E sabe tão bem!



Quanto à minha gravidez, não fui seguida pelo DR Ebraim, graça a Deus. Pode ser um excelente médico, mas preciso de pessoas positivas à minha volta. Se tudo correu bem, tenho de agradecer e faço-o sempre, à Drª Luísa Pargana. Esteve sempre lá, e fez com que tudo corre-se bem, mesmo quando o parto esteve quase a ser em Évora.

POR TUDO, OBRIGADA Drª LUISA! É A MELHOR!


2 comentários:

apessoa disse...

Eu costumo dizer, às minhas amigas grávidas que tudo o que custe durante a gravidez e/ou o parto será desvalorizado na hora de ter o bebé nos braços e passaríamos por tudo novamente se preciso fossr

Tágide disse...

Grande verdade Smile! Não podia estar mais de acordo. Mas só para fazer inveja, da minha gravidez o melhor foi o parto, ou melhor a cesariana! um descanso. O resto? Vai passando! Quando tiver tempo vou deixar aqui a história!